![]() |
Arquivo: Facebook/Oitenta Futebol Clube |
Rock e futebol. Convenhamos que essas duas coisas têm tudo a ver. Então por quê não uní-las e criar uma banda?
Foi exatamente isso que o grupo mineiro 80 Futebol Clube fez.
A ideia surgiu da oportunidade de tocar grandes clássicos do rock nacional da década de 80, gosto em comum dos integrantes, assim como a paixão pelo futebol.
A banda começou com os primeiros ensaios em 2005, foi tomando forma até fazer seu primeiro show, em março de 2006.
O resultado final foi uma novidade, tanto pelo gênero quanto pelo figurino: o uso de camisas de futebol durante os shows.
De acordo com o baixista Ary Marcos Soares (agachado à direita na imagem), os integrantes da banda evitam vestir camisas dos rivais mineiros, Cruzeiro e Atlético, durante as apresentações: "Fazemos isso para que não aconteçam eventuais dissabores com contratantes ou até mesmo para ninguém à beira do palco ficar clamando pelo time, como já aconteceu. Optamos por camisas de outros clubes e de outros estados. As camisas são quase sempre retrô, algumas originais, outras réplicas", explica.
Nos primeiros ensaios, a banda 80 Futebol Clube, além de Ary Marcos Soares no baixo, contava com Isaac Zeferino (agachado à esquerda) na bateria, Chrysthian Lima (em pé à direita) no vocal e Danilo Lisboa no teclado. No entanto, a banda nunca atuou com essa formação original.
No primeiro show, o tecladista Danilo não pôde participar por ser o dia da formatura dele. Com isso, quem tocou no lugar foi Bernardo Dias (agachado ao centro), membro da banda até hoje.
Dessa forma, assim como no futebol, a escalação do "time" da banda varia: participam dos shows os quatro titulares que estiverem à disposição no dia. Quando falta alguém, são chamados amigos e convidados para tocarem junto.
Essa rotatividade acontece por conta de compromissos pessoais e também por questões geográficas, já que somente um membro da banda reside em Valadares, Minas Gerais.
A banda, que se consolidou no leste e na capital mineira, já fez mais de 200 shows durante todos esses dez anos de existência. Mas um deles em específico, em novembro de 2015, uniu literalmente a proposta inicial do grupo, o "útil ao agradável", quando tocaram no casamento do atacante Fred, atualmente no Atlético-MG.
Sem pretensões autorais, a banda sempre teve a finalidade de tocar sucessos da década de 80, considerada época do ouro do rock nacional. No repertório, bandas como RPM, Legião Urbana, Ultraje a Rigor, Grafite, Dr. Silvana, João Penca, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho e Titãs.
Abaixo, confira apresentação da banda 80 Futebol Clube, tocando um dos maiores sucessos das banda Legião Urbana, "Tempo Perdido".
*Por Gustavo Magnusson e Marina Fiori
Nenhum comentário:
Postar um comentário