sábado, 4 de junho de 2016

O MÚSICO PALMEIRENSE QUE PRODUZ GUITARRAS DE TIMES DE FUTEBOL

Arquivo/Ricardo Moreira

















Além de músico e professor, Ricardo Moreira também pode se considerar inventor.

Natural de Santo André, ele produz desde o ano passado corpos de guitarra no formato de escudos de times de futebol. "Eu sou um autodidata dessa geração de assistir tudo pelo Youtube e aprender a fazer as coisas. No caso da guitarra, minha intenção era fazer uma Telecaster normal, mas na hora que comecei a colocar a serra na madeira, não sei de onde veio a ideia, cortei no formato do símbolo do Palmeiras, que é meu time de coração", explica Ricardo.

E não é que deu super certo?

Ricardo foi a fundo na confecção da guitarra, nomeou-a de "Les Porco" - em homenagem a famosa guitarra Les Paul, da marca Gibson - e ainda levou o exemplar para a Associação dos Inventores de São Paulo, localizada no bairro Perdizes, na capital paulista. Lá, Ricardo conseguiu patentear a ideia e ainda teve sua guitarra colocada em exposição no Museu das Invenções, na sede da organização.

Semanas depois, Ricardo produziu a segunda guitarra de time de futebol. Dessa vez, o distintivo do Santos serviu de inspiração."Escudos de equipes como Santos, Ceará e Ponte Preta tem um formato ergonômico, bem interessante pra tocar o instrumento", revela o inventor.

Ricardo Moreira já produziu corpos de guitarra de escudos de
times como Santos, Corinthians e Palmeiras, cada modelo
em um formato diferente (Arquivo/Ricardo Moreira)


















O trabalho de Ricardo na produção das guitarras é totalmente artesanal e cada unidade leva cerca de duas semanas ficar pronta. Só que sozinho, não dá conta de produzir em larga escala.

De acordo com ele, pedidos e encomendas não faltam. "A torcida do São Paulo é a campeã, mas também já recebi pedidos de torcedores do Botafogo, do Atlético-MG e do Ceará. Público pra consumir sem dúvida existe", conclui.

Por causa disso, Ricardo está à procura de empresários que topem investir no produto. Ele também já tentou entrar em contato com os próprios clubes de futebol a respeito do negócio, mas até o momento não obteve sucesso em levar o empreendimento adiante. "Entrei em contato com o marketing da Ponte Preta, mandei e-mail para o Guarani, mas dificilmente o pessoal responde", lamenta.

Para ver um dos exemplares do instrumento em ação, assista ao vídeo abaixo, em que o próprio produtor das guitarras, Ricardo Moreira, toca a canção "O que é do Hómi o Bixo não Cómi":


*Por Gustavo Magnusson

Se você quiser ouvir a entrevista na íntegra com Ricardo Moreira, acione o player abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário