sábado, 4 de junho de 2016

O FUTEBOL NA VIDA DO GUITARRISTA FRED NASCIMENTO

Arquivo/Fred Nascimento















Alfredo Nascimento, conhecido no meio artístico como Fred Nascimento, é um dos grandes expoentes da geração do rock brasileiro que explodiu nos anos 80. 

Cantor, compositor e guitarrista, Fred Nascimento participou da gravação de discos de três das principais bandas nacionais da época: Legião Urbana, Barão Vermelha e Capital Inicial. 

Ele foi, por exemplo, o guitarrista de apoio da Legião Urbana no álbum As Quatro Estações Ao Vivo, gravado em agosto de 1990, no estádio Palestra Itália, em São Paulo.

Além disso, recentemente, Fred Nascimento participou do show de abertura do Rock In Rio 2015, em homenagem aos 30 anos do festival. Ele subiu ao palco junto de outro músico, Renato Rocha, em uma apresentação que pode ser conferida no vídeo abaixo. 


Além da música, o futebol sempre esteve presente na vida do carioca Fred Nascimento. Isso porque seu pai foi jogador profissional do Olaria nos anos 40. “Meu pai, Darcy, foi um lateral-direito maravilhoso, jogou contra Pelé, Nílton Santos e Garrincha. Seu Edevair, pai do Romário, um dia me fez chorar, disse que era muito amigo do meu pai e que ele era craque”.

Fred até tentou seguir os passos do pai, mas a guitarra venceu o duelo com as chuteiras. "Tentei seguir carreira de jogador, cheguei até ser indicado para o América aos 17 anos, mas foi ao mesmo tempo da música....e a música venceu", explica. 

Mais do que isso, o pai de Fred Nascimento, vascaíno roxo, viu o filho ter o coração fisgado pela magia do Flamengo.

A paixão de Fred pelo rubro-negro começou no início da década de 70, antes mesmo da chegada de Zico à Gávea: "Minha paixão pelo Flamengo começou com: Sidnei; Murilo, Washington, Reyes e Paulo Henrique; Zanata e Liminha; Doval, Nei, Fio Maravilha e Arilson", escala sem hesitar.

O músico nunca foi ao Maracanã depois da reforma para a Copa do Mundo de 2014, mas revela que viveu momentos mágicos e inesquecíveis no velho estádio: “Eu era geraldino, só ia na arquibancada geral. Quando não tinha dinheiro, pulava o muro do Maracanã pra assistir os jogos. Já vi 140 mil pessoas lá".

Para ele, um dos jogos mais marcantes foi a segunda partida da final do Campeonato Brasileiro de 1980, quando o Flamengo venceu o Atlético Mineiro por 3 a 2, com gol do título marcado por Nunes.

E não são apenas memórias de seu time do coração que Fred Nascimento guarda. Ele também relembra jogos marcantes que assistiu da seleção brasileira direto das arquibancadas do Maracanã: “Eu fui num Brasil x Argentina que o Romário deu caneta no Maradona, estive também na despedida do Garrincha da seleção”

PELADA COM RONALDO

Há mais de 30 anos, Fred Nascimento joga peladas no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro, no clube de futebol amador de Chico Buarque, o Polytheama. Lá, Chico recebe amigos do mundo artístico e também dos gramados para bater uma bola. "Eu fui convidado pra jogar em 1980, um ano depois que o campo foi inaugurado. Chico Buarque era meu colega de gravadora, a Polygram", destaca Fred. 

Meses antes da Copa do Mundo de 2002, o guitarrista enfrentou Ronaldo Fenômeno no Polytheama: "Joguei contra ele na primeira pelada dele depois de se recuperar da pior das contusões que teve. Logo depois foi pentacampeão do mundo. Ou seja, ensinei pra ele uns truques”, brinca. 

Fred Nascimento, á esquerda, e Ronaldo Fenômeno, à direita,
em pelada no Rio de Janeiro (Arquivo/Fred Nascimento)


















* Por Gustavo Magnusson

Se você quiser ouvir na íntegra a entrevista que Fred Nascimento concedeu ao blog, acione o player abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário